Pesquisa
Cripto

Hashdex Reports


2021
Desenvolvido em parceria com FGV EESP

Sobre a Pesquisa Cripto

Cripto tem crescido rapidamente no Brasil, mas ainda se sabe pouco sobre os principais fatores que explicam a atração ou aversão dos investidores por esse mercado. Foi visando preencher essa lacuna de conhecimento que a FGV EESP, junto ao University Blockchain Research Initiative (UBRI) e em parceria com a Hashdex, realizou a pesquisa “Percepção e motivação de investidores brasileiros quanto a criptoativos”.

O estudo tem três objetivos: mapear o perfil dos investidores de cripto no Brasil (“raio-X do investidor”); entender as diferenças entre os investidores de cripto e os demais investidores no que se refere a características gerais dos indivíduos (idade, gênero, tolerância a risco, grau de conhecimento e de sofisticação) e suas percepções (riscos e oportunidades de criptoativos, sentimento em relação à economia brasileira); e, por fim, testar hipóteses de finanças comportamentais já documentadas para as classes de ativos tradicionais.

Logo Hashdex FGV EESP
Exemplo Slides

Alguns Insights

2º Release

“ Investidores cripto são mais propensos a risco (78% com perfil agressivo ou arrojado, vs 52% dos investidores não cripto).”

" Quem identifica corretamente todas as criptos são os que investem. Entre aqueles que não investem, esse é um evento raro. Quem não investe é muito mais propenso a identificar somente bitcoin."

1º Release

“ A propensão a investir uma renda adicional em criptomoedas é maior entre aqueles com mais conhecimento sobre criptomoedas e entre os que estão pessimistas com relação à economia brasileira.”

“ Apenas 16% dos respondentes identificaram corretamente as siglas que correspondem a criptomoedas. Mais que o dobro dessa fração assinalou apenas bitcoin (BTC), negligenciando Ether (ETH) e Ripple (XRP).”

2º release

O 2º release compara os investidores de cripto com os demais, apontando os fatores mais determinantes para o investimento em cripto no que se refere a dados demográficos, graus de instrução e aversão a risco e perspectivas para a economia brasileira.

PDF 18 páginas 26 min. de leitura

1º release

O 1º release da pesquisa apresenta o perfil de todos os investidores de acordo com: dados básicos, como gênero, faixas de idade e renda; perfil de risco, nível de instrução sobre finanças e criptoativos; e perspectivas para a economia brasileira.

PDF 26 páginas 40 min. de leitura
hdx