Respostas simples para
suas perguntas.


Ativos Digitais

O que é Bitcoin?

Bitcoin é um software criado em 2008 por uma pessoa, ou um grupo, sob o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”. Em essência, Bitcoin é uma rede de liquidação que permite que seus participantes transacionem entre si sem a necessidade de confiar em um intermediário para mediar a transação. O ativo digital usado para essas operações é o bitcoin (em letra minúscula), que serve como a “moeda” que os usuários precisam possuir para participar da rede.

O que é blockchain?

Blockchain é uma estrutura de dados utilizada pela rede Bitcoin e por diversas outras redes que surgiram posteriormente. Uma blockchain (do inglês, “block” – bloco, “chain” – cadeia) é composta de blocos que registram informações sobre transações realizadas.

Os blocos são interconectados criptograficamente, de modo que essa cadeia seja um registro de transações confiável. Cada bloco contém uma síntese das informações contidas no bloco anterior (essa síntese é chamada de “hash”), de modo que um participante da rede é capaz de validar toda a cadeia de blocos para confirmar que ela não foi alterada em algum momento. Se utilizada em conjunto com sistemas adequados de validação e incentivo, uma blockchain pode agir como um registro decentralizado, no qual só é possível acrescentar informações novas, e não remover informações já validadas. No caso da rede Bitcoin, um bloco novo é produzido a cada 10 minutos, em média.

Como são criados novos bitcoins?

Novos bitcoins são criados por um processo chamado mineração. Alguns participantes da rede, chamados mineradores, realizam cálculos computacionais intensivos em energia para proporcionar segurança à rede. Como remuneração por esse trabalho, os mineradores recebem bitcoins recém-criados em uma transação especial em cada bloco, conhecida como uma transação “Coinbase”. Atualmente, o participante que minerar um bloco é remunerado com 12,5 novos bitcoins. A cada 210.000 blocos produzidos, ou aproximadamente a cada quatro anos, o número de bitcoins criados a cada bloco cai pela metade, em um evento conhecido como “halving” (na tradução do inglês, reduzir à metade). Espera-se que o próximo halving ocorra em meados de 2020.

O que é um “smart contract”?

“Smart contract” (em português, contrato inteligente) é um termo cunhado em 1997 pelo cientista de computação, advogado e pioneiro de criptoativos Nick Szabo para definir um contrato que é puramente implementado por sistemas computacionais. Smart contracts são contratos que se auto-executam e podem ser escritos em códigos de programação. Eles permitem transações que são mais sofisticadas do que simplesmente enviar e receber ativos digitais, e são considerados uma das aplicações mais importantes que ativos digitais podem proporcionar.

O que é a Lightning Network?

A Lightning Network foi lançada em 2018 e é considerada por muitos o desenvolvimento recente mais interessante na rede Bitcoin. Por um sistema nomeado “payment channels” (em português, canais de pagamento) unido com um tipo específico de contrato inteligente, dois usuários podem fixar bitcoins na Lightning Network e transacioná-los com velocidade e privacidade sem precedentes, a custos insignificantes. A Lightning Network é um exemplo de solução em segunda camada (“layer two” ou L2) que alavanca a segurança e decentralização da rede Bitcoin.

O que são ativos digitais e para que podem ser usados?

Ativos digitais são considerados por muitos uma classe de ativos nascente. Um ativo digital é um instrumento ao portador que tem tanto sua utilidade quanto sua escassez totalmente definida por sistemas computacionais. Na esteira do sucesso de bitcoin, o primeiro ativo digital, muitos outros ativos digitais foram criados.

Ativos digitais podem ser usados como ativos monetários, mas também têm outras aplicações. Por exemplo, ativos digitais podem ser utilizados como um tipo de registro digital que prova que uma determinada informação existiu em algum momento no tempo (“time-stamping”); como representação digital de bens ou ativos, para que possam ser aproveitados em mecanismos de transferência mais eficientes; ou como tokens digitais que incentivam um contrato inteligente a funcionar de acordo com incentivos pré-estabelecidos.

Hashdex Digital Assets Index – HDAI

O que é o HDAI – Hashdex Digital Assets Index?

O HDAI é um índice construído para replicar a performance do mercado de ativos digitais como um todo. Especificamente, o HDAI acompanha ativos digitais que representam parcelas significativas do mercado, após passarem por critérios rigorosos de elegibilidade.

Quais são os princípios que guiam a metodologia do HDAI?

O HDAI segue três princípios-chave:

– Adaptável: Oferecer uma metodologia baseada em regras que seja capaz de ajustar dinamicamente a composição do índice ao longo do tempo. Isto garante que o HDAI reflita de forma fiel o mercado de ativos digitais à medida que este muda ao longo do tempo.

– Representativo: Incluir ativos digitais que representem uma parcela substancial da classe de ativos digitais por valor de mercado e que alcancem um percentual de representação mínimo.

– Replicável: Utilizar regras objetivas e critérios rigorosos de seleção, como padrões de custódia institucional, que permitam que o HDAI seja replicado por fundos e outros produtos de investimento.

Como os ativos constituintes do HDAI são definidos?

Os ativos constituintes do HDAI são definidos trimestralmente com base em critérios de elegibilidade e valor de mercado.

Um ativo digital é elegível para inclusão no HDAI se satisfizer os seguintes critérios:

– É negociado em uma bolsa que possua credibilidade;
– Possui custódia de padrão institucional;
– Está acima do piso mínimo de volume diário negociado; e
– Possui preço flutuante (i.e., seu preço não é atrelado ao valor de qualquer outro ativo).

O HDAI utiliza um processo dinâmico de seleção em que ativos com representação mínima de 0,25% do valor de mercado total dos ativos elegíveis são adicionados ao índice. Ativos elegíveis serão incluídos se o HDAI não atingir um piso de representação de 75% do valor de mercado do universo de ativos elegíveis.

Como se calculam os pesos dos constituintes do HDAI?

Os pesos dos constituintes do HDAI são dados pelos seus valores de mercado relativos.

O cálculo do valor de mercado de cada ativo utiliza seu preço em tempo real e sua oferta disponível no momento de rebalanceamento do índice, a cada trimestre. As quantidades são mantidas fixas ao longo do trimestre para que o índice possa ser acompanhado por investidores de forma passiva.

Constituintes do HDAI

O que é bitcoin (BTC)?

O primeiro e mais famoso criptoativo foi lançado de forma pseudônima há mais de uma década. Em essência, o bitcoin (BTC) é o criptoativo nativo da Rede Bitcoin, que permite que seus participantes negociem entre si sem a necessidade de um intermediário em que ambos confiem. O BTC é altamente divisível (pode-se possuir valores tão baixos quanto 0,00000001 BTC) e a sua oferta total é estritamente limitada a 21 milhões de unidades.

O que é Ether (ETH)?

O Ether (ETH) é o criptoativo nativo da rede Ethereum, que é um sistema que permite a criação de aplicativos descentralizados (DApps). Eles são diferentes dos aplicativos tradicionais, pois não dependem de entidades centralizadas. Em vez disso, os DApps dependem de um conjunto de contratos inteligentes (smart contracts) validados por uma rede de computadores independentes. Muitas das aplicações atuais mais proeminentes da Ethereum estão no campo finanças descentralizadas (DeFi), como bolsas descentralizadas, empréstimos garantidos e contratos de derivativos.

O que é XRP (XRP)?

Ripple é uma empresa com o objetivo de criar um sistema de pagamento global mais eficiente para instituições financeiras e processadores de pagamento. Os parceiros da Ripple têm a opção de obter liquidez usando o criptoativo XRP para potencialmente reduzir os custos de transação em transferências internacionais. O algoritmo de consenso e as regras de validação do XRP são fundamentalmente diferentes de outros ativos digitais como Bitcoin e Ethereum. A Ripple originalmente possuía 55% do total de 100 bilhões de XRP em uma conta de garantia, que atualmente libera 1 bilhão de XRP no mercado todos os meses.

O que é Bitcoin Cash (BCH)?

O Bitcoin Cash (BCH) foi criado em agosto de 2017 como um hard fork da blockchain do Bitcoin. Ele implementou um aumento no tamanho do bloco (para 8 MB do 1 MB original do Bitcoin) com o objetivo de focar em pagamentos rápidos e baratos. Em agosto de 2018, o Bitcoin Cash se dividiu novamente entre o Bitcoin Cash ABC (a versão atual do BCH) e o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) devido a novas divergências sobre quais casos de uso devem ser priorizados.

O que é Litecoin (LTC)?

Criado em 2011, o Litecoin foi originalmente conhecido como “a prata para o ouro do Bitcoin”. As principais diferenças entre o Litecoin e o Bitcoin são os intervalos de bloco mais curtos (enquanto a rede Bitcoin produz blocos a cada 10 minutos, a rede Litecoin produz um bloco a cada 2,5 minutos), e um algoritmo de hash de mineração diferente chamado scrypt, que foi construído com a intenção de fornecer mineração mais descentralizada, sendo resistente as poderosas máquinas de mineração que usam os chips ASIC e tendem a centralizar a rede.

O que é EOS (EOS)?

O EOS é o criptoativo que alimenta as redes baseadas no EOSIO. O EOSIO é um software desenvolvido pela empresa Block.one para permitir o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApps) altamente escaláveis e flexíveis sob um mecanismo de consenso delegado de prova de participação. Os tokens EOS são cunhados e recompensados com um grupo eleito de validadores toda vez que um bloco de transações é aprovado, o que permite uma rede livre de taxas diretas de transação. Os usuários e desenvolvedores do dApp também devem adquirir e bloquear tokens EOS para eleger produtores de blocos e alimentar o sistema de incentivo financeiro da rede.

O que é Bitcoin SV (BSV)?

O Bitcoin SV (Bitcoin Satoshi Vision) foi criado em novembro de 2018 como um fork do Bitcoin Cash devido a divergências sobre quais casos de uso a rede deve priorizar. O ramo ABC defendia manter o tamanho do bloco em 32 MB, enquanto o ramo SV defendia um aumento para 128 MB. Uma "guerra de hash" se seguiu com ambas as partes direcionando o poder de hash para mostrar que seu conjunto de regras era mais confiável. O conflito terminou cerca de uma semana depois e hoje o campo ABC é reconhecido como Bitcoin Cash (BCH) e o campo SV adotou o código BSV.

O que é Ada (ADA)?

Ada é o criptoativo nativo da rede Cardano, que é uma rede blockchain pública de código aberto. A Cardano está desenvolvendo uma plataforma de contrato inteligente que visa oferecer recursos mais avançados do que seus concorrentes. Cardano usa uma filosofia científica e uma abordagem orientada para a pesquisa e seu algoritmo de consenso, Ourobouros, que é considerado a primeira prova segura de algoritmo de “prova de interesse” (proof-of-stake) revisado por pares acadêmicos.

O que é Stellar Lumens (XLM)?

Stellar Lumens (XLM) é o criptoativo nativo da rede Stellar. Sempre que ocorre uma transação entre contas Stellar, o XLM é usado para pagar a taxas de transação, que são agrupadas semanalmente e concedidas aos validadores de rede eleitos por meio de um processo chamado votação da inflação (inflation voting). Além disso, o XLM pode ser usado como uma moeda intermediária quando um pagamento internacional é feito na plataforma Stellar. Uma taxa de inflação interna aumenta a oferta total de XLM em 1% a cada ano.

O que é Tronix (TRX)?

Tronix é o criptoativo nativo da rede blockchain Tron. A rede Tron, criada por Justin Sun, foi oficialmente lançada em maio de 2018 e vem de um fork do Ethereum (implementação do Ethereum J). Seu objetivo é estabelecer a infraestrutura para uma internet descentralizada. Em julho de 2018, a Tron adquiriu o BitTorrent e o incorporou ao ecossistema Tron.

O que é Dash (DASH)?

O Dash, abreviação de “dinheiro digital” em inglês (digital cash), é um criptoativo que visa permitir pagamentos globais mais rápidos e de menor custo. A rede foi criada em 2014 como um fork do Litecoin e usa um sistema de consenso de duas camadas, que permite recursos diferentes, como transações instantâneas ou anônimas. Esses recursos são ativados por um grupo de "masternodes" ou validadores de rede que possuem pelo menos 1.000 tokens do Dash, que compõem a estrutura de governança do Dash e têm poder de voto em termos de eleição e desenvolvimento de projetos de melhoria de protocolo.

O que é Classic Ether (ETC)?

O Classic Ether (ETC) é um criptoativo nativo da rede Ethereum Classic, que surgiu depois que o blockchain Ethereum passou por um hard fork em 2016 para reverter uma exploração de um bug que ficou conhecida como ataque do DAO. Parte da rede alegou que reverter essa situação violaria alguns dos principais pilares da blockchain, como imutabilidade e resistência à censura, e decidiu continuar usando a cadeia Ethereum original, que se tornou o Ethereum Classic.

O que é NEO (NEO)?

O NEO começou como um projeto chamado Antshares pelos desenvolvedores chineses Da Hongfei e Erik Zhang em 2014. Em junho de 2017, o Antshares foi renomeado como NEO, um projeto de código aberto que combina tecnologia blockchain, assinaturas digitais e contratos inteligentes para criar o que eles chamam de “economia inteligente”. Mais recentemente, o NEO e o Ontology, um projeto de blockchain criado pela empresa-mãe do NEO, anunciaram uma parceria para criar um protocolo interoperável. O NEO contribuirá com o suporte de ativos digitais, enquanto a Ontology criará uma estrutura de identificação descentralizada.

Fundos Hashdex Brasil

O Hashdex Digital Assets Discovery FICFIM investe diretamente nos ativos digitais?

Não. O Discovery aplica no mínimo 95% do seu patrimônio líquido em cotas do Hashdex Digital Assets I FIM e o restante em ativos ou fundos de Renda Fixa que busquem rentabilidade similar ao CDI. O fundo investido aplica até 20% dos seus recursos em ativos financeiros emitidos ou negociados no exterior, em especial em cotas, do Hashdex Digital Assets Index Fund (HDAIF). Mais informações sobre o HDAIF estão disponíveis nesta página.

Qual o valor mínimo de aplicação no Hashdex Digital Assets Discovery FICFIM?

O valor mínimo de aplicação no Discovery é de R$ 5.000,00.

Em quanto tempo tenho meus recursos depois de solicitar o resgate do Discovery?

O pagamento do resgate é feito em sete dias úteis da data da cotização que acontece em três dias úteis após a solicitação de resgate.

Qual a taxa de administração e performance do Hashdex Digital Assets Discovery FICFIM?

O Discovery possui taxa de administração de 1.5% e taxa de performance de 20% sobre o que exceder 100% do CDI a.a. (cobrada semestralmente).

Que tipo de investidores podem alocar no Hashdex Digital Assets Discovery FICFIM?

O Discovery está aberto e disponível para investidores pessoas físicas e jurídicas em geral, nos termos da regulamentação vigente.

Quando o Hashdex Digital Assets Explorer FIC FIM estará disponível?

O lançamento do Explorer deve acontecer até o final de 2019.

Hashdex Digital Assets Index Fund – HDAIF

O que é o Hashdex Digital Assets Index Fund?

O Hashdex Digital Assets Index Fund é um fundo passivo desenvolvido para oferecer a investidores sofisticados exposição ampla ao mercado de ativos digitais, replicando o HDAI (Hashdex Digital Assets Index). Ao perseguir um índice que foi projetado para representar dinamicamente o mercado de ativos digitais, o fundo é capaz de oferecer uma exposição diversificada a um mercado que está mudando rapidamente.

Como os ativos digitais do fundo são custodiados?

Os processos do fundo são desenvolvidos de maneira que a Hashdex não possua acesso direto às chaves privados, que são as ferramentas de criptografia que controlam a posse dos ativos digitais. Todas as chaves do fundo são custodiadas institucionalmente por pelo menos um de nossos três parceiros: Vo1t, XAPO e Kingdom Trust. Estes custodiantes implementam processos sofisticados para evitar ataques de hackers e outros criminosos.

Os ativos do fundo são transferidos diariamente para estas soluções seguras de armazenamento que são desconectadas da internet (cold storage). Isto significa que não mantemos nenhuma quantidade significativa de ativos em bolsas ou em hot wallets que são geralmente o foco de hackers.

Resgates de ativos com nossos custodiantes usam tecnologia multisig que requer múltiplas autorizações pelo nosso lado para iniciar o processo de criação e assinatura de transações. Os prazos para as movimentações são de até dois dias desde a autorização até a transferência dos ativos. Este serviços são geralmente oferecidos por custodiantes e adicionam camadas extras de segurança que previnem fraudes e falhas.

O Hashdex Digital Assets Index Fund é regulado?

O fundo é registrado nas Ilhas Cayman e está sujeito à Cayman Islands Monetary Authority.

Quem é o administrador do Hashdex Digital Assets Index Fund?

O Hashdex Digital Assets Index Fund é gerido pela Hashdex Asset Management, uma gestora de ativos registrada sob a Securities Investment Business Law of the Cayman Islands, sujeita à regulação da Cayman Islands Monetary Authority. A Hashdex Asset Management é também uma Exempt Reporting Advisor segundo as regras da SEC rules e sob o U.S. Advisers Act de 1940. Embora a Hashdex Asset Management seja uma Exempt Reporting Adviser, sua prestação de serviços ao fundo não é, de maneira geral, regida pelo U.S. Advisers Act de 1940.

Como é a estrutura de governança do Hashdex Digital Assets Index Fund?

O fundo tem um Conselho com maioria de membros independentes. Além de Bruno Ramos de Sousa (responsável por Jurídico e Compliance da Hashdex Asset Management), compõem o Conselho do fundo os senhores Mark Fagan (sócio da Highwater) e John D’Agostino (sócio da DMS Governance), que possuem vasta experiência na indústria de gestão de ativos e investimentos. O papel do Conselho é acompanhar a gestão do fundo e decidir regularmente sobre importantes matérias relacionadas a ele.

O Conselho monitora as operações da empresas em reuniões que geralmente acontecem a cada trimestre. Para cada encontro, o Conselho recebe relatórios periódicos com o detalhamento da performance da empresa e uma análise da carteira de investimentos.

A gestora e o fundo também contam com uma rede de prestadores de serviço líderes no mercado global para assuntos relacionados a temas como compliance, jurídico, tributação entre outros que dizem respeito à operação do fundo.


Converse conosco.

Temos um time apaixonado por investimentos e tecnologia.
Será um prazer falar com você.


Este site foi preparado pela Hashdex Gestora de Recursos Ltda. (Hashdex) e tem caráter meramente informativo, não se constituindo em oferta de venda de cotas dos fundos geridos e não considerando objetivos de investimento ou necessidades individuais e particulares. A Hashdex não comercializa e nem distribui cotas de fundos ou qualquer outro ativo financeiro. Recomendamos uma consulta a assessores de investimento e profissionais especializados para uma análise específica, personalizada antes de sua decisão sobre investimentos. Aos investidores é recomendada a leitura cuidadosa de prospectos e regulamentos ao aplicar seus recursos. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído a terceiros sem a expressa concordância da Hashdex.

Important Information

Hashdex Asset Management Ltd. and its affiliates ("Hashdex") is providing this website for information purposes online to sophisticated prospective investors with respect to a potential interest in subscribing shares ("Shares") of the Hashdex Index Fund (the "Fund"). The information herein has not been filed with the U.S. Securities and Exchange Commission, any securities administrator under any state or foreign securities laws or any other governmental or self-regulatory authority. No governmental authority has issued opinions or approvals on the merits of the offering of any securities by the Fund or the adequacy of the information contained herein. Any representation to the contrary is a criminal offense in the United States. Investments in the Fund are speculative investments that involve high degrees of risk. The Shares of are not registered under the Securities Act of 1933 (the "Securities Act"), the Securities Exchange Act of 1934, the Investment Company Act of 1940, or any state or foreign securities laws, and are being offered in private placements pursuant to the exemption from registration provided by Rule 506 of Regulation D, Regulation S of the Securities Act and other similar exemptions in the laws of the states and jurisdictions where the offering will be made. As a result, the Shares are restricted and subject to significant limitations on resales and transfers. Potential investors should carefully consider the long term nature of an investment in the Shares prior to making an investment decision. Shares of the Fund are not insured by the FDIC or any other governmental agency.

This website is not an offer to buy or sell, nor is it a solicitation of an offer to buy or sell, the Shares or any other security or to participate in any advisory services or trading strategy. If any offer and sale of securities is made, it will be in accordance with the Fund's Offering Memorandum (the 'OM') and other definitive documents, which should be read in their entirety, and only in jurisdictions where permitted by law. Any offering or solicitation will be made only to certain qualified investors who are “accredited investors” as defined under Regulation D of the Securities Act, and any investments by U.S. persons will only be permitted to potential investors who demonstrate that status. Investors in the Shares must have the financial ability, sophistication, experience and willingness to bear the risks of such investment.

The OM describes risks related to an investment in the Fund (including loss of the entire investment) and will qualify and supersede the information presented in this website. The descriptions in this website do not purport to be complete, and are subject to the qualifications, restrictions, disclaimers and caveats set forth in the OM. Investors should refer to the OM for more complete information about the Fund, including certain investment risks, management fees and fund expenses. Prospective investors should carefully consider the additional risk and conflicts of interest disclosures in the OM. This website does not constitute part of the OM or other offering document.

Investment in the Fund is highly speculative and is not intended as a complete investment program. It is designed only for sophisticated persons who can bear the economic risk of the loss of their entire investment in the Fund and who have limited need for liquidity in their investment. There can be no assurance that the Fund will achieve its investment objective or return any capital. In making an investment decision, each investor must (i) review the OM and other definitive documents, (ii) rely on its own examination of the company and the terms of the offering, including the merits and risks involved, and (iii) consult with its attorneys and its investment, accounting, regulatory, ERISA, legal, financial and tax advisors to reach an independent assessment of the investment, its risks, adequacy and other relevant matters and to determine the consequences of an investment in the Fund.

Any investment in the Fund may result in the loss of the full amount invested. There can be no assurance that the investment objectives of the Fund will be achieved, and the Fund has a very limited history. Investments in cryptocurrencies are highly speculative and volatile and are subject to many risks, including those described in the OM. As such, the Fund may incur significant losses and investors could lose a part or the entirety or their investment. The Fund's fees and expenses, which may be substantial, will be paid using the Fund's assets, which will reduce the Fund's assets and the corresponding value of the respective investment. As a passively managed fund, the Fund will not be managed to avoid losses from the decline in value of its portfolio, even if such losses or declines were foreseeable by Hashdex or third parties. Neither historical returns nor economic, market or other performance is an indication of future results. There is no guarantee that the views, estimates, opinions or predictions held by Hashdex are currently accurate or that they will be realized. Investors must have the financial ability, sophistication, experience and willingness to bear the risks of an investment in the Fund. The Fund invests in digital assets, the trading prices of which have experienced extreme volatility in their history (including in recent periods) and may continue to do so. For a number of reasons, trading prices for the digital assets held by the Fund could experience steep declines in value and the Shares could lose all or substantially all of their value.

Due to the limited history of cryptocurrencies and the rapidly evolving nature of the cryptocurrency market, it is not possible to know all the risks involved in making an investment in cryptocurrencies, and new risks may emerge at any time. Cryptocurrencies have gained commercial acceptance only within the past decade and, as a result, there is little data on their long-term investment potential. Additionally, due to the rapidly evolving nature of the cryptocurrency market, including the development of new cryptocurrencies and advancements in the underlying technology, it is not possible to predict which cryptocurrencies will be included in the HDAI in the future. New cryptocurrencies or changes to existing cryptocurrencies may expose Fund investors to additional risks which are impossible to predict. This uncertainty makes an investment in the fund very risky.

The information above is not a complete list of the risks and other important factors to be taken into account in an investment in the Fund, and is subject to the more complete disclosures in the OM and definitive documents, which may be provided by Hashdex to accredited investors.

Você está muito perto de entrar no mundo dos ativos digitais. Preencha os campos abaixo e comece a investir no futuro da tecnologia global.





Esse site é protegido por reCAPTCHA

Shareholders in the fund must either be “accredited investors” within the meaning of Regulation D under the U.S. Securities Act of 1933, as amended, or not “U.S. Persons” as defined in Regulation S under the Securities Act.









This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Informações Regulatórias

Em cumprimento a requerimentos regulatórios e com o objetivo de manter transparência de nossas ações, disponibilizamos abaixo algumas informações importantes.